ENCERRAMENTO DO CURSO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO CADERNINHO DE LEITURA
O Curso tem como proposta propiciar aos multiplicadores do ProInfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.
Tem como foco principal o desenvolvimento de projetos com a integração de tecnologias;
• Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula;
• Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito-histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);
• Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC
• Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologias no Currículo (PITEC).
GOVERNO DO ESTADO DE RONDONIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PROINFO INTEGRADO
Curso: Elaboração de Projetos (40 h) Eixo 2: Currículo Atividade: 2.4 Biblioteca
Professora formadora: Izeni Alves Vilela
1 – Dados de Identificação
ESCOLA: E.M.E.F. Getúlio Vargas
PROJETO: Caderninho de Leitura
CURSISTAS: Delizia Gomes Ferreira
Maria Claudenisa L. Barbosa Pereira
Maria José de Brito
Rozimília Alves de Oliveira
Turma: Alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas
Período de realização: Março a Dezembro de 2011
Disciplina: Língua Portuguesa
Justificativa: Tendo em vista a dificuldade que alguns alunos apresentam na leitura e escrita, verificou-se que a mesma derivava da falta do hábito de ler cotidianamente, resultando na defasagem de assimilação, interpretação e compreensão do que se lia e se lê.
Partindo dessa constatação, o projeto “Caderninho de leitura” foi elaborado na escola com a finalidade de minimizar tal problemática e propor a aquisição do hábito de ler, ainda que inicialmente somente na escola.
Neste “Caderninho de leitura” os alunos encontram textos de diversos gêneros e tipos, cuja leitura lhes proporciona grande prazer, porque, em geral, sentem-se muito atraídos pelas músicas, poemas, piadas, conto de fadas, fábulas, dentre outros gêneros e tipos textuais por conto do ritmo e poeticidade presentes que, além de ensinar, também diverte e encanta ao mesmo tempo que aguça o prazer de ler e produzir textos.
Objetivo didático/pedagógico:
GERAIS:
• Estimular nos alunos o gosto pela leitura, ampliando o repertório para o trabalho de leitura e escrita.
ESPECÍFICOS:
• Desenvolver o comportamento leitor e escritor para ampliar o repertório com vistas às produções escritas;
• Estimular a leitura de diferentes gêneros textuais para melhorar a produção escrita;
• Despertar para as características que definem cada um dos diferentes gêneros;
• Ampliar a diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças;
• Desencadear atividades de leitura que exigem reflexão sobre a escrita convencional;
• Ajudar as crianças a avançarem nos seus conhecimentos sobre a escrita.
• Organizar os textos trabalhados em classe.
• Desenvolver atividades de leitura compartilhada
• Promover a leitura e consulta dos textos sempre que as crianças desejarem ou necessitarem
• Realizar leitura fluente com compreensão.
Abordagens/Estratégias/
Etapas:
DESENVOLVIMENTO
1º Passo:
• Implantação do Cantinho de Leitura na Sala de Aula;
2º Passo:
• Seleção dos textos de diversos gêneros textuais;
• Seleção e colagem no Caderninho de Leitura;
3º Passo:
Valorização do cantinho de leitura como espaço prazeroso para a leitura;
Conhecer os diversos tipos de histórias - fábulas - lendas - contos – trava-linguas, parlendas, história em quadrinhos, poesia, receita, bilhete
Criar a hora da leitura.
Haverá leitura em voz alta, observando fluência e dicção
Leitura e discussão sobre as morais apresentadas nas fábulas;
Proporcionar espaço para os alunos expressarem as suas opiniões e comentários
Assistir fábulas em DVD no Laboratório de Informática
Reprodução de textos com fantoches;
Analisar as características das personagens na fábula; .
Montar um livro com as produções de textos realizadas pelos alunos.
Avaliação:
A avaliação será contínua, desde o início até o seu término desse projeto, com o acompanhamento dos alunos, através da observação diária, observando-se o seu desenvolvimento mediante os critérios pré-estabelecidos de acordo com os objetivos propostos neste trabalho.
Também a observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento e satisfação nas próprias produções.
No decorrer deste projeto, serão colhidos depoimentos dos alunos apontando os pontos positivos e negativos da realização deste projeto.
Material a ser utilizado:
RECURSOS HUMANOS
Professores
Alunos
Coordenação Pedagógica
RECURSOS MATERIAIS
Fichas de diversos gêneros textuais.
Cadernos
Fantoches de diversos tipos;
Computador
Impressora
Câmera fotográfica,
Microfone
Caixa de som
aparelho de som/ cd
Referências Bibliográficas:
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1986.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 43ª edição. São Paulo: Cortez, 2002.
FOUCAMBERT, Jean. A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
JOLIBERT, Josette. Formando Crianças Leitoras. Trad. Bruno C. Magne. – Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PERRISSÉ, Gabriel. O Leitor criativo: a busca da leitura eficaz. São Paulo: Omega Editora, 2001.
RUSSEL, Bertrand. “O elogio ao Ócio”. in O elogio ao Ócio. trad. Pedro Jorgensen Júnior. Rio de Janeiro: Sextante, 2002. p. 23 a 35.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO CADERNINHO DE LEITURA
DATA 20/06/2011
0 comentários:
Postar um comentário