segunda-feira, 20 de junho de 2011

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

      ENCERRAMENTO DO CURSO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO CADERNINHO DE LEITURA

         O Curso tem como proposta propiciar aos multiplicadores do ProInfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.

Tem como foco principal o desenvolvimento de projetos com a integração de tecnologias;

• Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula;

• Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito-histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);

• Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC

• Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologias no Currículo (PITEC).



GOVERNO DO ESTADO DE RONDONIA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

PROINFO INTEGRADO
Curso: Elaboração de Projetos (40 h) Eixo 2: Currículo Atividade: 2.4 Biblioteca

Professora formadora: Izeni Alves Vilela

1 – Dados de Identificação

ESCOLA: E.M.E.F. Getúlio Vargas

PROJETO: Caderninho de Leitura

CURSISTAS: Delizia Gomes Ferreira

                        Maria Claudenisa L. Barbosa Pereira

                        Maria José de Brito

                       Rozimília Alves de Oliveira


Turma: Alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas

Período de realização: Março a Dezembro de 2011

Disciplina: Língua Portuguesa

Justificativa: Tendo em vista a dificuldade que alguns alunos apresentam na leitura e escrita, verificou-se que a mesma derivava da falta do hábito de ler cotidianamente, resultando na defasagem de assimilação, interpretação e compreensão do que se lia e se lê.

Partindo dessa constatação, o projeto “Caderninho de leitura” foi elaborado na escola com a finalidade de minimizar tal problemática e propor a aquisição do hábito de ler, ainda que inicialmente somente na escola.

Neste “Caderninho de leitura” os alunos encontram textos de diversos gêneros e tipos, cuja leitura lhes proporciona grande prazer, porque, em geral, sentem-se muito atraídos pelas músicas, poemas, piadas, conto de fadas, fábulas, dentre outros gêneros e tipos textuais por conto do ritmo e poeticidade presentes que, além de ensinar, também diverte e encanta ao mesmo tempo que aguça o prazer de ler e produzir textos.

Objetivo didático/pedagógico:

GERAIS:

• Estimular nos alunos o gosto pela leitura, ampliando o repertório para o trabalho de leitura e escrita.

ESPECÍFICOS:

• Desenvolver o comportamento leitor e escritor para ampliar o repertório com vistas às produções escritas;

• Estimular a leitura de diferentes gêneros textuais para melhorar a produção escrita;

• Despertar para as características que definem cada um dos diferentes gêneros;

• Ampliar a diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças;

• Desencadear atividades de leitura que exigem reflexão sobre a escrita convencional;

• Ajudar as crianças a avançarem nos seus conhecimentos sobre a escrita.

• Organizar os textos trabalhados em classe.

• Desenvolver atividades de leitura compartilhada

• Promover a leitura e consulta dos textos sempre que as crianças desejarem ou necessitarem

• Realizar leitura fluente com compreensão.

Abordagens/Estratégias/

Etapas:

DESENVOLVIMENTO

1º Passo:

• Implantação do Cantinho de Leitura na Sala de Aula;


2º Passo:

• Seleção dos textos de diversos gêneros textuais;

• Seleção e colagem no Caderninho de Leitura;

3º Passo:

 Valorização do cantinho de leitura como espaço prazeroso para a leitura;

 Conhecer os diversos tipos de histórias - fábulas - lendas - contos – trava-linguas, parlendas, história em quadrinhos, poesia, receita, bilhete

 Criar a hora da leitura.

 Haverá leitura em voz alta, observando fluência e dicção

 Leitura e discussão sobre as morais apresentadas nas fábulas;

 Proporcionar espaço para os alunos expressarem as suas opiniões e comentários

 Assistir fábulas em DVD no Laboratório de Informática

 Reprodução de textos com fantoches;

 Analisar as características das personagens na fábula; .

 Montar um livro com as produções de textos realizadas pelos alunos.


Avaliação:

A avaliação será contínua, desde o início até o seu término desse projeto, com o acompanhamento dos alunos, através da observação diária, observando-se o seu desenvolvimento mediante os critérios pré-estabelecidos de acordo com os objetivos propostos neste trabalho.

Também a observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento e satisfação nas próprias produções.

No decorrer deste projeto, serão colhidos depoimentos dos alunos apontando os pontos positivos e negativos da realização deste projeto.

Material a ser utilizado:

RECURSOS HUMANOS

 Professores

 Alunos

 Coordenação Pedagógica

RECURSOS MATERIAIS

Fichas de diversos gêneros textuais.

Cadernos

Fantoches de diversos tipos;

Computador

Impressora

Câmera fotográfica,

Microfone

Caixa de som

aparelho de som/ cd

Referências Bibliográficas:

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1986.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 43ª edição. São Paulo: Cortez, 2002.

FOUCAMBERT, Jean. A criança, o professor e a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

JOLIBERT, Josette. Formando Crianças Leitoras. Trad. Bruno C. Magne. – Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PERRISSÉ, Gabriel. O Leitor criativo: a busca da leitura eficaz. São Paulo: Omega Editora, 2001.

RUSSEL, Bertrand. “O elogio ao Ócio”. in O elogio ao Ócio. trad. Pedro Jorgensen Júnior. Rio de Janeiro: Sextante, 2002. p. 23 a 35.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO CADERNINHO DE LEITURA
DATA 20/06/2011












0 comentários: